Um
fantasma de mãos postas no mato...
Sem
companhia sem ninguém.
O
tempo é o que menos importa.
Sozinha
vai resistindo...
O Futebol de São Mamede surgiu no ano de 1939, sendo o Grêmio a 1ª equipe formada. No ano de 1952 surgiu o YAYU como a segunda equipe, nela jogaram algumas pessoas conhecidas como Dé Pinicaca, Inácio de Venâncio (tatá), Neném e outros.
A Comarca de São Mamede era vinculante a Santa Luzia, só depois passou a ser Comarca em 27 de novembro de 1999, tendo como o primeiro Juiz Drº. Fernando Brasilino Leite, vindo assumir depois a Drª. Ana Maria do Socorro Hilário Lacerda Felinto, Drº. Perilo Rodrigues de Lucena, Drª. Ivina Mozart Bezerra Soares Moura, novamente Drº. Perilo Rodrigues de Lucena, Drª. Margarida Silva, Drª Paula Frassinetti e nos dias atuais Dr Rossini, o Fórum de São Mamede recebe o nome do renomado advogado e procurado do estado Dr. Romero Nóbrega. 
Os causos populares fazem parte de um universo cultural que tem como suporte a tradição oral de um povo, não sendo de fácil definição porque se confunde frequentemente com outros conceitos, como por exemplo, a lenda e o mito. Mesmo assim, poderíamos dizer que um causo popular é um texto narrativo, curto, que procura deleitar, entreter ou educar o ouvinte, e que é geralmente de ficção.
Parte da Matéria que Trata da Arqueologia de São Mamede publica por uma revista especializada, na Espanha.
A Campanha "Natal do Sertão", realizada pelo Poder Judiciário da Comarca de São Mamede, superou todas as expectativas e resultou na distribuição de aproximadamente 270 presentes às crianças das seguintes comunidades rurais: Angola, Picotes, Cupim, Gatos, São Nicolau, Belmont, Lapa, Papagaio, Serra Branca, Saco de Serra Branca, Rajada, Queimadas e Roça.