Total de visualizações de página

segunda-feira, 28 de abril de 2014

"SÃO MAMEDE 60 ANOS" BANDA FILARMÔNICA E SÃO PEDRO DE SÃO MAMEDE.

A BANDA FILARMÔNICA.

A banda de musica Euclides Rodrigues Brasil foi oficializada no ano de 1993, através da aprovação da lei municipal de nº 352, aprovado pela Câmara de Vereadores  e sancionada pelo poder executivo de São Mamede, mais existe deste de 1948, com o então filho do fundador deste terra o Senhor José Paulo Neto. 

Através de doações de fazendeiros e alguns comerciantes envolvidos da época, conseguiu doações para a formação da banda de musica  que teve como primeiro regente o maestro Euclides Rodrigues Brasil, pessoa que muito contribui convocando e incentivando jovens daquele tempo para ingressarem no mundo artístico musical de São Mamede.









SÃO PEDRO DE SÃO MAMEDE

Falar de festa com requinte de tradição é falar da festa do São Pedro de São Mamede. Remota de muitos tempos atrás, e a partir da criação do município em 01 de maio de 1954, começa o seu aspecto de regionalização. Já em 1965 passa por um processo de modificação que a torna evento conhecido no além das fronteiras  e a partir dos anos 80 torna-se evento de conotação estadual, regional, Nacional e até internacional algo porem tem que registrado, durante todo esse período, nunca perdeu a sintonia com os desejos do povo desta terra, respeitando acima de tudo os aspectos tradicionais como a quadrilha junina, o pau de sebo, casamento matuto,  comidas típicas e regional coco de roda, cavaladas, vaquejadas, jencanas - corrida de Jegues, exposições de animais, dentre outros. 

Além do processo de valorização dos artistas da terra, pessoas mais identificas com o sentimento e  a força do povo sertanejo. Por outro lado a festa sempre foi marcada por grandes atrações na musica regional e Nacional.

Outras tradicionais festas também fizeram e fazem parte da historia de São Mamede, festa da Padroeira, Festa Universitária, Festa do Algodão, Festa de São Sebastião entre outras.











BlogSãoMamede1
Zé Luiz Mineiro
Professor Coló
Jornalista Mario Bento

Nenhum comentário:

Postar um comentário