Total de visualizações de página

terça-feira, 29 de abril de 2014

"São Mamede 60 Anos" Santo São Mamede e Homenagem a Naide.

SANTO SÃO MAMEDE

MAMEDE (cujo nome vem das antigas formas gregas e latinas Màmmas, - Màmmés, - Mammétés, - Mamant, - e Mamet) viveu nos fins do século terceiro, sendo oriundo da cidade de Casáreia, na Capadócia (Ásia Menor), que pertencia ao vastíssimo império romano. Atualmente Cesaréia está sob o domínio da Turquia e tem o nome de Kaisarieth.

Nas últimas décadas do século terceiro, ocupava o trono dos césares o imperador Aureliano. Por essa ocasião vivam na Capadócia os nobres Teódoto e sua esposa Rufina, ambos conspícuos na fé e virtudes cristãs, convertendo muitos ao cristianismo.

Conhecendo isto o imperador mandou encarcerá-los, a fim de os sujeito

SÃO MAMEDE 60 ANOS: NOSSO FUTEBOL

O Futebol de São Mamede surgiu no ano de 1939, sendo o Grêmio a 1ª equipe formada. No ano de 1952 surgiu o YAYU como a segunda equipe, nela jogaram algumas pessoas conhecidas como Dé Pinicaca, Inácio de Venâncio (tatá), Neném e outros. 

A equipe do Vera Cruz foi criada em 1954 e era a principal equipe da época, jogando em cidades circunvizinhas, fizeram parte desta equipe pessoas conhecidas até hoje no nosso município como: Zireton Dantas, Natécio, Zé de João de Menino, Basto de Teté, Bau Madalena, Chico Oliveira, Manoel Raú, Luizinho, Janduí Escarião, Iram de Alonso, Tonhá, Chiquinho Israel, Roberval de Pedro Paulo e outros. Nas décadas de 60 e 70 surgiram novas equipes como o Botafogo, formados por atletas de nossa cidade e do DNOCS, firma essa que estava construindo o açude novo. Tinha como destaque Cói, Chico Oliveira, Arão, Zireton, Everaldo. Logo após surgiu o Cruzeiro treinado por Tiago Delfino, como grandes nomes tinha: Gira, Everaldo, Miro de Agenor. 

"SÃO MAMEDE 60 ANOS" PODER JUDICIÁRIO E HOMENAGEM A DRª GRAÇA.

A Comarca de São Mamede era vinculante a Santa Luzia, só depois passou a ser Comarca em 27 de novembro de 1999, tendo como o primeiro Juiz Drº. Fernando Brasilino Leite, vindo assumir depois a Drª. Ana Maria do Socorro Hilário Lacerda Felinto, Drº. Perilo Rodrigues de Lucena, Drª. Ivina Mozart Bezerra Soares Moura, novamente Drº. Perilo Rodrigues de Lucena, Drª. Margarida Silva, Drª Paula Frassinetti e nos dias atuais Dr Rossini, o Fórum de São Mamede recebe o nome do renomado advogado e procurado do estado Dr. Romero Nóbrega. 

segunda-feira, 28 de abril de 2014

"SÃO MAMEDE 60 ANOS" FAMÍLIAS E APELIDOS DE SÃO MAMEDE.


BRASÕES E FAMÍLIAS DE SÃO MAMEDE;
Canuto – Miguel Canuto
Leitão – Santino Leitão
Vieira – Sebastião Vieira (Bastinho do Correio)
Almeida – Manoel Crispim de Almeida
Barros – Cicero Barros
Santos – Expedito Porfirio dos Santos
Barbosa – Pedro Barbos de Andrade – Alberto Barbosa da Silva (Beto )
Dantas – Izauro Elisiario Dantas
Candeia – Milton Candeia e Zilton Candeia
Carneiro – Olimpio Carneiro
Bezerra – Severiano Bezerra de Araújo – José Bezerra de Castro (Zé Bezerra)
Marques – Mariano Marques
Oliveira – Francisca de Jesus Oliveira  (Didia Pinicaca)
Pereira – Cicero Pereira

"SÃO MAMEDE 60 ANOS" BANDA FILARMÔNICA E SÃO PEDRO DE SÃO MAMEDE.

A BANDA FILARMÔNICA.

A banda de musica Euclides Rodrigues Brasil foi oficializada no ano de 1993, através da aprovação da lei municipal de nº 352, aprovado pela Câmara de Vereadores  e sancionada pelo poder executivo de São Mamede, mais existe deste de 1948, com o então filho do fundador deste terra o Senhor José Paulo Neto. 

Através de doações de fazendeiros e alguns comerciantes envolvidos da época, conseguiu doações para a formação da banda de musica  que teve como primeiro regente o maestro Euclides Rodrigues Brasil, pessoa que muito contribui convocando e incentivando jovens daquele tempo para ingressarem no mundo artístico musical de São Mamede.

"SÃO MAMEDE 60 ANOS" OS CAUSOS DE SÃO MAMEDE, ZÉ PEREIRA E ZÉ TUNGÃO.

Causos

Os causos populares fazem parte de um universo cultural que tem como suporte a tradição oral de um povo, não sendo de fácil definição porque se confunde frequentemente com outros conceitos, como por exemplo, a lenda e o mito. Mesmo assim, poderíamos dizer que um causo popular é um texto narrativo, curto, que procura deleitar, entreter ou educar o ouvinte, e que é geralmente de ficção. 

É um texto que tem uma origem anônima, faz parte da tradição oral de uma comunidade e reflete os mais variados sentimentos da alma de um povo, os seus hábitos, usos, costumes, vícios e índole.

sexta-feira, 25 de abril de 2014

"SÃO MAMEDE 60 ANOS" ARQUEOLOGIA DE SÃO MAMEDE, CONFIRA:

Parte da Matéria que Trata da Arqueologia de São Mamede publica por uma revista especializada, na Espanha

Expedição a São Mamede na Paraíba o Enigma de Petróglifos Brasileiros. 

Por fim, na região de São Mamede, localizamos a fenda do Rio Bento, onde existem várias inscrições, desgastadas pela erosão, mostram elementos simbólicos antropomorfos e zoomorfos com detalhes  semelhantes a pedras do Ingá Itacoatiara deduzindo logo que um povo a milhares de ano habitou todo o interior da Paraíba.  

"SÃO MAMEDE 60 ANOS" VILA DE PICOTES

A Vila de Picotes e suas histórias


São Mamede, cidade localizada no Seridó Ocidental Parahybano, possui um sem número de belezas naturais e culturais. Está encravada na depressão sertaneja, ornada por morros, serras e montanhas que dão majestosos contornos àquele pediplano. Uma dessas serras é Picotes, uma extensa formação granítica composta de uma sinuosidade que lembra o monólito Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro.

quarta-feira, 23 de abril de 2014

"Especial São Mamede 60 Anos": Editorial:

ATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO

ATA DE INSTALAÇÃO DO MUNICÍPIO DE SÃO MAMEDE E POSSE DO SEU PRIMEIRO PREFEITO
AO PRIMEIRO DIA DO MÊS DE MAIO DE MIL NOVECENTOS E CINQUENTA E QUATRO... Ao primeiro dia do mês de maio do ano de mil novecentos e cinquenta e quatro, nesta Cidade de São Mamede, do Estado da Paraíba, mo edifício do Grupo Escolar “SERÁFICO DA NÓBREGA”, pelas dezesseis horas, presentes o Dr. Simeão Fernandes Cardoso Cananeia, juiz de Direito da Comarca de Santa Luzia, que presidiu a solenidade, os deputados Otacílio de Queiroz, representante do Exmº Sr. Governador do Estado; Napoleão Abdon da Nóbrega, primeiro Secretário da Assembleia Legislativa do Estado e representante do Presidente da mesma Assembleia; (...)